Rondas Ostensivas Municipais “ROMU” a Guarda Municipal de Santana de Parnaíba formou na manhã do último dia, 07/11, o primeiro PELOTÃO

A Guarda Municipal de Santana de Parnaíba formou na manhã do último dia, 07/11, o primeiro pelotão da Rondas Ostensivas Municipais “ROMU”. O evento, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença do presidente da Câmara, Nequinho Desanti, do secretário de Segurança Urbana, Eduardo Espósito, do comandante de GMC parnaibana, Mario José de Souza, do Sub Comandante da GM parnaibana, Osmar.

Formado por 28 guardas municipais, o pelotão foi criado com o intuito de atuar em conjunto com a corporação, de acordo com o índice de criminalidade de cada bairro. A ROMU vai realizar o patrulhamento motorizado em todo o município, além de prestar apoio às Policias Civil e Militar, bem como atuar em eventos de grande proporção e emprego em situações especiais, como no controle de gerenciamento de crise em prédios públicos e no controle de distúrbio civil.

Os integrantes da ROMU passaram por um intensivo treinamento. Durante o processo de formação, os guardas tiveram aulas com instrutores da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar da Policia Militar do Estado de São Paulo e da própria Guarda Municipal de Santana de Parnaíba. No cronograma, Procedimentos Operacionais, como revista e instrução, formação de equipe, uso tático do veiculo, abordagens e procedimentos contra emboscada; Procedimentos Táticos, como varreduras, tomada de ângulos sem escudo e com escudo balístico, progressão e retração, deslocamento em ambiente confinado e Tiro, como procedimento de segurança, deslocamento com uso de arma de porte, deslocamento com uso de arma portátil, fogo de cobertura e Legislação e Leis Referentes à Arma de Fogo.

“Estamos entregando uma nova especialidade. A ROMU está sendo formada pelos mesmos guardas que já servem nosso município. Eles receberam um treinamento para atuar em reforço e apoio aos seus companheiros da guarda. Eles farão parte de um reserva estratégica à disposição da corporação para a saturação de áreas onde há uma maior ostensividade. Vamos utilizar todos os meios em defesa da nossa cidade”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Eduardo Espósito que aproveitou para parabenizar os formandos. “Que vocês tenham sucesso e respeitem toda a confiança que estão recebendo nesse momento e que nunca se esqueçam do preceito: a vida e a liberdade” finalizou.

O Comandante da GM Mário José de Souza, também falou sobre a formação da ROMU. “Toda vez que fazemos algo novo e diferente o medo acontece e há dúvidas e questionamentos. Aprovei o projeto quando me apresentado, pois, tudo o que for para o bem da comunidade, para sua segurança e bem vindo. Esse pelotão não veio para dividir a guarda, ele veio para o bem estar da população. Não existe rivalidade entre as policias com a GMC. Quero inclusive agradecer a todos que nos ajudaram principalmente ao Batalhão da Rota que nos treinou”, finalizou.

Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem aos grandes apoiadores do projeto e dos guardas que se destacaram ao longo do curso. Também prestigiaram ainda o evento, o 1º Tenente da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA), Pedro Hiram Esteves; do Major do 22º Depósito de Suprimento do Exército, Silvano Vilela; da Delegada da Policia Civil, Isabel Cristina Ferraz; do Comandante da GCM de Cotia, Henrique Pires de Albuquerque; do Sub Comandante da GCM de Osasco, José Medeiros; do Comandante da GCM de Pirapora do Bom Jesus, Mauro Lúcio Vilas Boas, do 1ª Sargento da Policia Militar (Ministério Público), José Nilton Santos, além de secretários municipais e familiares dos guardas formandos.

Outros investimentos

Além da criação desse novo braço da Guarda Municipal , a Prefeitura vêm investindo cada vez mais na questão da segurança do cidadão. Foram convocados 60 novos guardas, admitidos em concurso realizado no ano de 2012, foi dado início o processo de compra de 70 pistolas calibre. 380; uma carabina calibre 380; uma prensa para a produção de munição para treinamento.

Habeas Corpus Preventivo

E pensando na integridade física do guarda municipal, o comando da Guarda Municipal conseguiu o deferimento do Habeas Corpus Preventivo, solicitado no mês de agosto, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no qual autoriza o guarda a portar arma de fogo fora de seu horário de serviço. O porte de arma foi deferido sob fundamento de que a proibição de porte de arma aos guardas de cidades com população inferior a quinhentos mil habitantes é inconstitucional, por não ser razoável o critério de discriminação ser meramente demográfico, ferindo o principio de isonomia.
________________________________________
Créditos:
Fotos: Linda Marinho

Publicado em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=594758803907030&l=2afde1555d

POSTAGEM