Aprovação do governo Dilma cai de 36% para 31%, aponta Ibope - ADVINHA sabe de nada INOCENTE

Montagem criada BloggifNa primeira semana de Copa, ao menos 21 protestos foram registrados pelo país. O maior deles aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 12, com estimativa de 1000 manifestantes, segundo a Polícia Militar. Houve confronto com a PM e 4 pessoas foram detidas. Já o protesto com o maior número de detidos aconteceu em São Paulo, também no dia da abertura do Mundial. Segundo a PM, o ato reuniu 730 pessoas e terminou com 31 detidos.

LEIA mais.....




Dos 21 protestos registrados pelo G1, 12 tiveram tumulto ou confrontos com a PM. Entre os feridos durante as manifestações, ao menos sete eram jornalistas. Além dessas manifestações, algumas cidades nesta semana tiveram manifestações sem relação com o Mundial.

Veja abaixo os protestos da 1ª semana de Copa:

 
Pai tirou filho de protesto em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

12/06
São Paulo: no dia da abertura da Copa na Arena do Corinthians, a Tropa de Choque da PM entrou em confronto com manifestantes duas vezes. Pela manhã, perto das estação Carrão do Metrô e, à tarde, na estação Tatuapé.
Duas jornalistas da CNN ficaram feridas. Um pai chegou a tirar o filho manifestante do meio do protesto. Segundo a PM, os atos reuniram cerca de 730 manifestantes, e ao menos 31 pessoas foram detidas. Seis pessoas ficaram feridas, sendo quatro jornalistas e dois manifestantes.

Jornalista da CNN é ferida em manifestação (Foto: Darlan Alvarenga/G1)



Rio de Janeiro: polícia usou spray de pimenta e bombas de gás para dispersar manifestantes na Lapa. O ato reuniu cerca de mil pessoas, segundo a PM. Ao todo, 11 pessoas foram detidas e um menor apreendido. Dois policiais ficaram levemente feridos.
Belo Horizonte: houve vandalismo e depredação de bancos, comércio e viaturas da PM. Um fotógrafo da agência de notícias Reuters ficou ferido na cabeça. O protesto começou na Praça Sete, no Centro. Cerca de 300 pessoas chegaram a se reunir no local. De acordo com a polícia, 11 pessoas foram detidas e uma adolescente, apreendida.
Taguatinga (DF): um protesto reuniu cerca de 80 pessoas que tentavam fechar o Pistão Norte durante marcha em direção à Fan Fest. Houve confronto entre policiais e manifestantes e ao menos dois foram detidos.

Grupo depredou conteiner em Porto Alegre (Foto: Foto: Itamar Aguiar/Futura Press/Estadão Conteúdo)


Porto Alegre: O protesto reuniu cerca de 500 pessoas no Centro de Porto Alegre. Houve tumulto e 13 pessoas foram detidas e 2 policiais ficaram feridos. De acordo com o major Claudio Feoli, comandante do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe), criado para atuar nas manifestações, os detidos foram flagrados com drogas, pedras e coquetéis molotov.

Salvador: Pouco mais de 30 pessoas participaram de protesto pacífico durante o jogo entre Brasil e Croácia.
Cordão humano no Corredor da Vitória, em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)

Fortaleza: Um grupo de 200 pessoas protestou na Praia de Iracema contra a Copa. Houve confronto. Manifestantes lançaram pedras e a polícia disparou balas de borracha e bombas de gás. Um adolescente foi apreendido, suspeito de depredar carros da polícia. Ainda durante o ato, um adulto foi detido sob suspeita de furto.

Manaus: Um grupo de cerca de 40 pessoas mobilizou um ato em frente à Arena da Amazônia. Não houve confrontos nem detidos.
Cordão humano no Corredor da Vitória, em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)

13/06
Salvador: no dia da partida Espanha contra Holanda na cidade, cerca de 100 pessoas protestaram contra a Copa.


O grupo se reuniu em Campo Grande e partiu em passeata em direção à Barra, onde ocorria a Fan Fest. A PM impediu que a passeata avançasse e houve confronto. Manifestantes jogaram pedras e a polícia lançou bombas de efeito moral. Uma concessionária foi depredada. Ao todo, 23 pessoas foram detidas.

Homem sem camisa provoca policiais que cercaram a Praça Sete, em BH. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

14/06
Belo Horizonte: no dia do jogo entre Grécia e Colômbia, 500 manifestantes se reuniram na Praça Sete para protestar contra a Copa . A PM informou que ao menos 11 pessoas foram detidas e 1 menor foi apreendido. Não houve confronto.

Fortaleza: a estreia da capital cearense como cidade-sede da Copa também teve protesto. Segundo a PM, 80 pessoas se concentraram na Avenida Silas Munguba, via de acesso à Arena Castelão. Houve passeata pela avenida até o início da partida entre Uruguai x Costa Rica. Três adolescentes foram apreendidos com estilingues. Não houve confronto.

Manifestantes tiram a roupa em Belo Horizonte (Foto: Pedro Ângelo/G1)

Manaus: um pequeno grupo de manifestantes protestou no entorno da Arena Amazônia após a partida Inglaterra x Itália. Não houve confronto.

Polícia usa spray em protesto no Rio (Foto: Tasso Marcelo/AFP)

15/06
Rio de Janeiro: uma passeata com cerca de 300 pessoas que protestavam contra a Fifa e a Copa do Mundo teve tumulto entre PMs e manifestantes no entorno do Maracanã. Agências bancárias e lixeiras foram depredadas. Policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha. Oito pessoas foram detidas no entorno do estádio.
Brasília: manifestantes contrários à realização da Copa do Mundo promoveram um "apitaço" e uma partida de futebol em uma das principais avenidas da cidade. O protesto reuniu 150 pessoas. Não houve confronto com a polícia.

Porto Alegre: cerca de 100 manifestantes promoveram uma partida de futebol e marcharam pela cidade. O ato terminou pacífico.
Protesto Curitiba (Foto: Henry Milleo/Agência de notícias gazeta do Povo/Estadão Conteúdo)
Agência bancária é alvo de vândalos em Curitiba

Curitiba: manifestantes pararam ônibus que levaram torcedores para ver a partida Irã x Nigéria na Arena na Baixada. Eles também bloquearam vias e depredaram agências bancárias. Ao menos 12 pessoas foram detidas e dois adolescentes, apreendidos.

Protesto Curitiba (Foto: Henry Milleo/Agência de notícias gazeta do Povo/Estadão Conteúdo)
Natal: um protesto pacífico reuniu cerca de 300 pessoas em duas avenidas da capital horas antes da partida Gana x Estados Unidos. Duas pessoas foram presas por desacato.

Manifestantes tiram a roupa em Belo Horizonte (Foto: Pedro Ângelo/G1)

17/06
Fortaleza: no dia do segundo jogo do Brasil nesta Copa, manifestantes jogaram paus e pedras contra a polícia, que disparou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Pela primeira vez foi usado um jato d’água para dispersar a multidão. Segundo a PM, 30 pessoas foram detidas. O ato reuniu aproximadamente 300 pessoas.

Rio de Janeiro: um protesto com cerca de 60 pessoas, iniciado na Candelária no fim da tarde, teve confusões. O momento mais tenso aconteceu na Cinelândia, quando cerca de 20 ativistas tentaram seguir em um ônibus comum para Copacabana, onde pretendiam dar sequência ao ato que pedia "tarifa zero" no transporte público. Houve um tumulto com PMs e o coletivo foi levado com 15 detidos para duas delegacias, 21ª DP (Bonsucesso) e 22ª DP (Penha).

Polícia usa spray em protesto no Rio (Foto: Tasso Marcelo/AFP)
Belo Horizonte: manifestantes tiraram a roupa em Belo Horizonte em protesto contra a Fifa na Praça da Savassi, região escolhida como ponto de encontro de torcedores de diversas nacionalidades. O ato terminou pacífico e, segundo a PM, não houve detidos.
Protesto em Porto Alegre (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

18/06
Porto Alegre: cerca de 100 manifestantes se reuniram na Praça Argentina, no Centro da cidade, a quatro quilômetros de distância do estádio onde ocorria a partida Austrália x Holanda.
Quando o grupo tentou deixar a área em passeata, houve confronto com a PM. Policiais usaram bombas de efeito moral. Ao menos três pessoas feridas, sendo uma delas um repórter. Ninguém foi detido.

Protesto em Porto Alegre (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

*Com informações do  G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 MG, G1 PR, G1 Rio, G1 RN e G1 RS.

FONTE - G1 globo

POSTAGEM